quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Itinerância nos Serviços

Na terceira semana de residência fizemos novamente uma itinerância, só que desta vez pelos serviços do Distrito Sanitário Glória-Cruzeiro-Cristal.
A proposta inicial de cenário de prática na residência de saúde coletiva inicial da residência, é a atenção básica. Cada dupla de residentes, de núcleos diferentes, será alocada em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF).





O Distrito GCC

Atente aproximadamente uma população de 160.000 habitantes. Conta com serviços especializados e de atenção básica. A gerência distrital fica localizada no Centro de saúde Vila dos Comerciários.







Nutricionista na Saúde Coletiva

Fonte: Revista do CRN2 Edição n° 32 Set/Dez 2013. Disponível em: http://www.youblisher.com/p/786802-Revista-do-CRN-2-edicao-set-dez/

Itinerância nos territórios

Na primeira semana de residência, para conhecermos um pouco do território de abrangência das unidades de saúde, onde será nosso local de práticas, fizemos itinerância pelos bairros Cruzeiro, Glória, Cristal e Centro. Naquela semana o tempo não estava ajudando muito, nos primeiros dias choveu muito, mas além da excursão pelos territórios foi um momento para de integração entre os residentes.

Os Residentes


No dia 21 de julho de 2014, foi iniciada as atividades do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Coletiva. No primeiro encontro nos foi apresentado o programa e fizemos a nossa apresentação individual para que nos conhecêssemos.
Como durante a seleção não houveram candidatos graduados em medicina veterinária, as vagas destinadas para esses profissionais foram redistribuídas para aqueles candidatos que por ordem de classificação tiveram melhor nota, até que fossem preenchidas as 20 vagas.


segunda-feira, 18 de agosto de 2014

O grande dia



No dia 18 de julho, às 21hrs, finalmente foi divulgado o resultado final do processo seletivo. Lembro-me que a sensação foi de ter passado no vestibular novamente, a gritaria e a emoção de "EU PASSEI" foi a mesma. Desde a graduação em nutrição, a residência relacionada à saúde pública sempre fez parte dos meus objetivos após a minha formação.





Apresentando o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva

O edital

Em abril deste ano, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por meio da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde, Pró-Reitoria de Pós- Graduação, e do Núcleo de Educação, Avaliação e Produção Pedagógica em Saúde (EducaSaúde) abriu o edital para seleção da sua 1° turma do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva. Segundo o edital, a residência, conta com um programa de cooperação interinstitucional da UFRGS com orgãos de gestão, atenção e controle social do Sistema Único de Saúde no RS para favorecer a qualificação interprofissional especializada em dois grandes eixos de ação da saúde coletiva: "Política, Planejamento e Avaliação no Setor da Saúde" e Epidemiologia, Vigilância e Promoção da Saúde em Redes e Serviços".
A residência Integrada Multiprofissional em Saúde Coletiva é desenvolvida em regime de dedicação de tempo integral (60 horas semanais) e com duração de 24 meses letivos, contemplando itinerários em cenários de prática (80% da carga horária total) e atividades de estudo coletivo e individual (20% da carga horária total).


Das disposição das vagas



A prova

O processo seletivo compreendia em uma prova objetiva e uma dissertativa, que foi aplicada no dia 25 de maio de 2014.
A prova objetiva, que consistia em 60% do total da nota final, era constituída por 20 questões sobre política e planejamento em saúde; epidemiologia; ciências sociais em saúde; e legislação básica em saúde. 
A prova dissertativa era constituída por 2 questões analítico- reflexivas, relativas a uma "situação problema", consistindo numa descrição de uma cena de gestão em sistemas de saúde e uma cena de educação e promoção da saúde onde a análise e intervenção pensariam o apoio matricial e institucional para as equipes e gestores, que totalizavam 40% da nota final.



O que é Campo o que é Núcleo?

Na saúde coletiva, quase todo o campo científico ou de práticas seria multidisciplinar e multiprofissional. Nesse contexto, a institucionalização dos saberes e sua organização em práticas na saúde coletiva se dá mediante a conformação de campos e de núcleos. O núcleo demarcaria a identidade de uma área de saber e de prática profissional e o campo, um espaço de limites imprecisos onde cada disciplina e profissão buscariam em outras o apoio para cumprir suas tarefas e práticas.
Metaforicamente, os núcleos funcionariam em semelhança aos círculos concêntricos que se formam quando se atira um objeto em água parada. O campo seria a água e o seu contexto.


Referência: CAMPOS, G.W.S. Saúde pública e saúde coletiva: campo e núcleo de saberes e práticas. Ciênc.saúde coletiva, v. 5, n. 2, p. 219-230, 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-81232000000200002&script=sci_arttext


quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Afinal o que é Saúde Coletiva?

A saúde coletiva se originou, ao final da década de 1970, de uma associação reunindo o que havia sido produzido em medicina preventiva, medicina social, planejamento em saúde, pesquisas epidemiológicas, políticas de saúde, ciências sociais em saúde, com o propósito de fundar um campo científico com uma orientação teórica, metodológica e política que incorpora o social ao pensamento sanitarista. O campo de conhecimento e práticas da saúde coletiva tem como finalidade intervir nos problemas e situações relacionados à saúde da população, ou de determinado grupo, objetivando a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Abaixo, segue um vídeo sobre o sanitarista, profissional com especialização ou graduação em saúde coletiva: https://www.youtube.com/watch?v=97voLeQxOSE