domingo, 16 de novembro de 2014

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE)

O Programa Saúde na Escola (PSE), foi instituído em 2007, como uma política intersetorial da Saúde e da Educação com o objetivo de promover atenção integral (prevenção, promoção e atenção) à saúde de crianças, adolescentes e jovens da rede pública de ensino, potencializando e mobilizando os recursos da comunidade para resolver os problemas vivenciados pela mesma.

A escola como um espaço de relações e formação no processo de ensino-aprendizagem, é o local ideal para o desenvolvimento do pensamento crítico e político, na medida que contribui na construção de valores pessoais, crenças, conceitos e maneiras de conhecer o mundo e interfere diretamente na produção social da saúde, assim tornando-se um ambiente favorável à ações de promoção da saúde. As práticas em educação e saúde devem considerar os diversos contextos com o objetivo de realizar construções compartilhadas de saberes sustentados pelas histórias individuais e coletivas, com papéis sociais distintos – professores, funcionários, educandos, família e comunidade.


São diretrizes do PSE:
I. Tratar a saúde e educação integrais como parte de uma formação ampla para
a cidadania e o usufruto pleno dos direitos humanos;
II. Permitir a progressiva ampliação intersetorial das ações executadas pelos sistemas
de saúde e de educação com vistas à atenção integral à saúde de crianças
e adolescentes;
III. Promover a articulação de saberes, a participação dos educandos, pais, comunidade
escolar e sociedade em geral na construção e controle social das
políticas públicas da saúde e educação;
IV. Promover a saúde e a cultura da paz, favorecendo a prevenção de agravos à
saúde, bem como fortalecer a relação entre as redes públicas de saúde e de
educação;
V. Articular as ações do Sistema Único de Saúde (SUS) às ações das redes de
educação pública de forma a ampliar o alcance e o impacto de suas ações
relativas aos educandos e suas famílias, otimizando a utilização dos espaços,
equipamentos e recursos disponíveis;
VI. Fortalecer o enfrentamento das vulnerabilidades, no campo da saúde, que possam
comprometer o pleno desenvolvimento escolar;
VII. Promover a comunicação, encaminhamento e resolutividade entre escolas e
unidades de saúde, assegurando as ações de atenção e cuidado sobre as
condições de saúde dos estudantes;
VIII. Atuar, efetivamente, na reorientação dos serviços de saúde para além de suas
responsabilidades técnicas no atendimento clínico, para oferecer uma atenção
básica e integral aos educandos e à comunidade.

Baseada nas diretrizes do PSE pactuamos com as escolas do território as seguintes atividades, que foram divididas em 3 componentes (avaliação, promoção e monitoramento e encaminhamentos):

COMPONENTE I - Avaliação Clínica

- Avaliação antropométrica: mensurar peso e estatura para avaliação do estado nutricional e crescimento de escolares.
Público Alvo: ensino fundamental e médio.

- Atualização do calendário vacinal: prioridade de atualização das hepatites virais, especialmente hepatite B, e também tétano e difteria.
Público Alvo: creche, pré-escola, ensino fundamental e médio.

- Detecção precoce de hipertensão arterial sistêmica: aferir a pressão arterial dos escolares e identificação dos escolares com HAS.
Público Alvo: ensino fundamental e médio.

- Avaliação oftalmológica: realizar a triagem de acuidade visual dos escolares (teste de Snellen) e identificar escolares com problemas nos olhos.
Público alvo: ensino fundamental e médio.

- Avaliação auditiva: realizar triagem de acuidade auditiva dos escolares e identificar problemas auditivos.
Público Alvo: pré-escola e ensino fundamental.

- Avaliação de saúde bucal: abordar educação em saúde bucal (escovação dental supervisionada), entrega de escova e creme dental fluoretado e exame epidemiológico.
Público Alvo: pré-escola, ensino fundamental e médio.

- Avaliação nutricional: avaliar os hábitos alimentares dos escolares.
Público Alvo: ensino fundamental e médio.

COMPONENTE II - Atividades de Promoção e Prevenção da Saúde

- Ações de segurança alimentar e promoção da alimentação saudável: realizar atividades educativas saudáveis com a comunidade escolar, valorizando alimentos regionais.
Público Alvo: pré-escola, SASE, ensino fundamental e médio.

- Promoção das práticas corporais e atividade física nas escolas: realizar práticas corporais relacionadas à realidade da comunidade, incluídas no cotidiano escolar.
Público Alvo: pré-escola, SASE, ensino fundamental e médio.

- Educação sexual, saúde reprodutiva e prevenção das DST/aids: realizar atividades abordando a temática da saúde sexual, saúde reprodutiva e prevenção das DST/aids no cotidiano da escola.
Público alvo: ensino médio.

- Ações de prevenção do uso de álcool, tabaco e outras drogas: realizar atividades abordando a temática dos riscos e danos do uso do álcool, tabaco, crack e outras drogas no cotidiano da escola.
Público alvo: SASE, ensino fundamental e médio.

- Promoção da cultura de paz e prevenção das violências: realizar atividades no cotidiano da escola abordando as temáticas da diversidade sexual, bullying, homofobia, discriminação e preconceito da família e da comunidade.
Público alvo: SASE, ensino fundamental e médio.

- Promoção da saúde ambiental e desenvolvimento sustentável: realizar atividades de sensibilização, responsabilização e intervenção do cuidado consigo mesmo e com o ambiente escolar.
Público alvo: SASE, ensino fundamental e médio.

- Ações de capacitação dos profissionais de educação para trabalhar com educação para a saúde e debate com os professores na escola.
Público alvo: creche, SASE e escola.

COMPONENTE III - Avaliação das atividades realizadas e encaminhamentos dos escolares identificados com problemas de saúde.

- Digitação e análise dos dados coletados e possível intervenção.

- Monitoramento e avaliação da saúde dos estudantes.

- Monitoramento e avaliação do programa.


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