O local escolhido como meu campo de práticas da residência em saúde coletiva foi a Unidade de Saúde (US) Santa Tereza, lá atuarei juntamente com uma biomédica, colega de residência.
A US Santa Tereza foi fundada em 23 de Outubro de 1996 e foi uma das primeiras unidades do Programa Saúde da Família (PSF), agora Estratégia Saúde da Família (ESF), do RS. O local conta com duas equipes da ESF, contendo ao total 9 agentes comunitários de saúde, 4 técnicas de enfermagem, 2 médicas, sendo uma venezuelana do Programa Mais Médicos e uma enfermeira, que é a coordenadora do serviço.
A unidade está localizada no bairro Santa Tereza, na rua Dona Otília, 5. O horário de funcionamento é a partir das 8h até as 12h e das 13h até às 17h. O local conta com os consultas de pediatria, ginecologia, para realização do exame citopatológico (CP), enfermagem e clínica geral. Dos procedimentos, são realizados teste do pezinho, vacinas, curativos e nebulizações. Dos serviços ainda contam as visitas domiciliares e os Programas Prá-Nenê, Prá-Crescer e Hiperdia (acompanhamento de hipertensos e diabéticos) e grupo de tabagismo.
O acolhimento dos usuários (que nada mais é que a escuta em suas queixas, no reconhecimento do seu protagonismo no processo de saúde e adoecimento e na responsabilização pela resolução), é realizado todos os dias, em todos os turnos. Entretanto, diferentemente do preconizada pela Política Nacional de Humanização (PNH), este é feito somente pelos profissionais da enfermagem (enfermeiro e técnicos).
Nenhum comentário:
Postar um comentário