quinta-feira, 20 de agosto de 2015

APRESENTANDO UM NOVO CAMPO


Em abril de 2015, tiveram início as atividades na gestão, no novo campo de trabalho com proposta de acompanhamento dos apoiadores institucionais dentro da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Canoas. Foram para Canoas nove residentes da Saúde Coletiva do total de uma turma de dezoito profissionais. Nas primeiras semanas, antes de sermos divididos entre os apoiadores, conhecemos um pouco o funcionamento e a organização da saúde do município, e é claro não tivemos como deixar de comparar com as de Porto Alegre.


Em Canoas, em vez de distritos como Porto Alegre, a saúde é dividida dentro de quadrantes: Noroeste, Nordeste, Sudoeste e Sudeste. Ao total a SMS possui 5 apoiadoras institucionais, uma a mais que o número de quadrantes porque uma das apoiadoras realiza o apoio somente em uma unidade de saúde, a UBS União, que possui 7 equipes de saúde da família, localizada dentro do quadrante Noroeste. Basicamente, cada apoiador fica responsável por apoiar todas as unidades básicas localizadas no seu quadrante.

Diferentemente de Porto Alegre, um coordenador coordena em média 3 unidades, detém somente esta função.
Cada quadrante tem as suas singularidades e particularidades.
QUADRANTE NOROESTE – tem uma população maioritariamente idosa (70%), possui 8 unidades de saúde, todas com estratégia de saúde da família, 1 NASF que apoia as UBS União e Santo Operário,  2 farmácias municipais, 1 hospital de pronto socorro 1 unidade de pronto atendimento de 16hrs e 1 CAPS.
QUADRANTE NORDESTE – possui 8 unidades em processo de implantação de UBS tradicional para estratégia saúde da família, entre elas uma que atende comunidade quilombola e outra saúde prisional. É um dos quadrantes mais ricos, em relação de quantidade de serviços. Além das unidades com ESF, possui 1 consultório na rua, 2 farmácias municipais, 1 centro de referência de saúde do idoso, 1 centro de especialidades odontológicas, 1 centro de especialidades médicas, 1 serviço de atendimento especializado e tisiologia, 3 CAPS e 1 hospital universitário e 1 unidade de pronto atendimento de 24hrs.
QUADRANTE SUDOESTE – possui 7 unidades de saúde, todas com estratégia de saúde da família, 1 farmácia municipal, 2 unidades de pronto atendimento (sendo uma delas específica para idoso).
QUADRANTE SUDESTE – possui 4 unidades: 2 unidades de saúde no modelo antigo, tradicional, 1 unidade mista (UBS + ESF) e 1 com estratégia saúde da família. Tanto as UBS tradicionais quanto as unidades mistas estão em processo de migração para ESF.
 O quadrante ainda possui 1 CAPS, 1 unidade de pronto atendimento de 16hrs, 2 farmácias municipais e 1 hospital.


Nenhum comentário:

Postar um comentário