quinta-feira, 20 de agosto de 2015

PEDICULOSE



A pediculose é uma doença provocada pela infecção de Pediculus humanus var capitis, o famoso piolho, e lêndeas no couro cabeludo. Atinge preferencialmente crianças em fase escolar.

O piolho
É um inseto que não voa, não pula, parasita o couro cabeludo, se alimenta de sangue humano e vive em torno de 30 dias. A fêmea deposita seus ovos (lêndeas) presos ao fio de cabelo e pode colocar até 300 ovos durante sua vida.

Sintoma
O primeiro sintoma é uma intensa coceira no couro cabeludo, principalmente na região da nuca e atrás das orelhas.

Conseqüências
A intensa coceira no couro cabeludo pode ocasionar feridas que são portas abertas para infecções bacterianas, como impetigo, além do aparecimento de gânglios e stress que leva ao baixo rendimento escolar.

Como Transmite?
A transmissão acontece:

- Pelo contato pessoal (direto) dos indivíduos infestados.

- Pelo uso coletivo de utensílios como: pente, boné, travesseiro, lenço de cabeça, presilha, almofada, etc.

Durante o período que tivemos na atenção básica, trabalhamos fortemente no tratamento da pediculose dentro do SCFV- Prisma. Esta instituição atende crianças em situação de risco e vulnerabilidades, muitas delas sem o cuidado higiênico adequado e  a atenção dos pais e familiares. Há alguns meses os educadores se queixavam que estava tendo um surto de pediculose nas crianças. Como medida de tratamento imediado, após o consentimento dos pais, foi realizado um mutirão para aplicação de permetrina nos alunos. Para que após pudéssemos trabalhar nas medidas preventivas de novos surtos. Com esta atividade obtemos bons resultados.







Nenhum comentário:

Postar um comentário